Facilita,evita o desperdício e economiza tempo e dinheiro.
Para que os alimentos sejam congelados adequadamente é importante seguir alguns cuidados básicos.
O método de congelamento de alimentos mantém as características físicas e químicas dos alimentos e também diminui a proliferação de bactérias.
A vantagem do congelamento de alimentos é que melhora a preservação dos alimentos e preparações (que duram um tempo maior quando comparados aos alimentos preservados em refrigeração). Além disso, é possível programar as refeições da semana, tendo sempre à mão uma comidinha feita em casa e bem mais saudável, com economia de tempo e dinheiro.
Congelamento de Frutas
- As frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Porcione as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.
- Para congelar hortaliças é necessário fazer uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de ocorrer também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.
- O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.
- As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpos e partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser porcionados em quantidades que vão ser consumidas.
- Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.
- Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.
- Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, verdura de folha, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados.
- O descongelamento de alimentos é uma etapa que deve ser cuidadosamente observada, a fim de que haja preservação do sabor, textura, aparência e qualidade dos produtos que serão consumidos. O descongelamento, quando feito de maneira inadequada, poderá causar danos irreversíveis e, até mesmo, a perda do alimento. Por isso, fique atento e procure observar alguns procedimentos:
- O tempo que cada alimento pode ficar congelado está relacionado às suas propriedades, à sua correta embalagem e ao armazenamento sob temperatura adequada. Fique atento ao prazo indicado pelas tabelas, para cada tipo de alimento;
- Não use água diretamente sobre os alimentos para apressar o descongelamento. A água, neste contexto, é prejudicial, pois, além de retirar os nutrientes essenciais, causa danos sensíveis e compromete o sabor;
- Carnes cruas, laticínios e pratos prontos com molhos cremosos devem ser descongelados na geladeira para voltarem ao seu estado natural, sem perda de nutrientes ou de textura.
- O descongelamento dos alimentos à temperatura ambiente também propicia a proliferação de bactérias; por isso, evite descongelá-los na pia;
- Os vegetais congelados e alguns pratos prontos em geral podem ser diretamente levados ao fogo brando ou forno pré-aquecido, sem maiores preocupações;
- Evite descongelar sorvete fora da geladeira, pois ocorre perda de ar, o que provoca alterações no volume e na composição.
Olá ! mulher abençoada...
ResponderExcluirque delícia de mimos.....não resisti!
te seguindo,e desejo ser aprovada
para estar sempre aqui , neste espaço
criativo e gostoso de ler,ver....
bom final de semana...
beijokas!!!